domingo, 3 de fevereiro de 2013

Horta em casa

Genteee,vi um post em um site e achei o máximo, já to até enchendo o saco do marido para ter uma igual.
Eu adoro temperos frescos e como só somos em dois, se eu compro no mercado um maço de salsinha ou de cheiro verde, demoro muito pra usar, e acaba q quando eu vou querer usar...o tempero não está tããão fresco quanto eu gostaria! 

Então, tinha pensando em montar um hortinha em casa...ou melhor, no apartamento. Minha varanda é beem pequena, mas dá pra fazer...Vou mostrar algumas inspirações:


achei esse cantinho minha cara,mas não da pra colocar livro na minha varanda, pq não é fechada.
Então risquemos da lista...quem sabe um dia!




Essas duas acima,são as unicas que dá pra fazer, com um pouco mais de charme! rsrs Acho que iria ficar um luxo, iriamos economizar e comer temperos fresquinhos!
Mas olha os requisitos para conseguir fazer,e  dar certo: ( Tirei do site Planeta Sustentável)
1. Escolha do local
As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta na varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.

2. Onde plantar?
Em qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro) até canos de PVC (de 30 cm de diâmetro) cortados ao meio. Dá para usar também garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade) ou carrinhos de mão. É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.

3. Preparo do solo
Melhor comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio, aconselha o técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças. “O ideal é que a terra tenha pH 6. Se o solo for ácido demais, as plantas não vingarão”, afirma.

4. Seleção das culturas
Opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Vegetais de raízes longas, como cenoura, rabanete e mandioquinha, não se adaptam bem a solos pouco profundos

5. Cuidados no plantio
A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Pesquise o espaçamento ideal de cada planta para que ela cresça plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.

6. Rega e manutenção
No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.


 Espero q vcs tenham gostado, quando a minha estiver pronta eu tiro foto e posto pra vcs verem! 

Beiijooos 
até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário